sábado, 11 de dezembro de 2010

A Força da Motivação


Estamos na fase em que é bonito e fica bem falarmos de motivação. Mas significando a palavra motivação, uma força interior que nos faz mover, motivação não fará qualquer sentido se não desenvolvermos a acção que nos é proposta pela força que sentimos para realizar algo.

Assim sendo, a minha noção de motivação pode dizer-se por curtas e simples palavras que, seja o lá o que for que os estudiosos da área nos digam, motivação é dar o primeiro passo.

A primeira acção que realizamos quando nos sentimos motivados, é sempre dar o primeiro passo para tudo o que desejamos para a nossa vida e valeu para todas as outras pessoas que já realizaram também as coisas para as quais se sentiram motivados.

O problema maior que enfrentamos quando nos sentimos motivados, não é não sabermos ou não podermos dar o primeiro passo. É, isso sim, os enormes, monstruosos e, por vezes, estúpidos obstáculos que encontramos à nossa frente que nos impedem de dar esse primeiro passo.

Quem tem também, tal como eu o “vício” de fazer alguma coisa e nos sentimos bem a realizar as nossas ideias que julgamos darem certo e serem favoráveis a toda a gente, sabe bem que é precisamente toda essa gente que teriam o maior interesse na realização das nossas ideias que, talvez inconscientemente ou talvez não, não lhes dão a luz verde necessária para se transformarem em projectos reais com viabilidade para iniciarem a sua actividade.

Da minha experiência nestas andanças tenho reparado que cada um está na sua, mesmo aqueles que deveriam estar connosco, por solidariedade de ligação aos nossos projectos ou mesmo por responsabilidade com a própria comunidade. Sobram aqueles, quase sempre os mesmos, que buscando a sua força, nos vão dando força e coragem para continuarmos a dar asas à nossa motivação e com os quais contamos para dar o primeiro passo.

A todos esses que me têm ajudado a nunca desistir, sinto-me eternamente agradecido. Aos que tendo a força do seu lado e não a usam em proveito da realização destas ideias e projectos, fico também grato porque me dão, dessa forma, força e coragem para seguir os meus ideais. Também se faz isto com alguns animais. Aos porcos acenamos um saco com um pouco de farinha, eles sabendo que ali está algo que lhes interessa, lá vão correndo muito satisfeitos em busca daquilo que desejam, mas raramente o alcançam!

Estou dando o primeiro passo, desejo e espero que muitos mais decidam também fazê-lo !

Carlos Brito

1 comentário:

  1. Nunca Desista


    Existem pedras.
    Não desista de andar...

    Existem barreiras.
    Não desista de passar...

    Existem os nós.
    É preciso desatar...

    Existe o desânimo.

    É a pior coisa que há...

    A estrada é longa.
    Não desista de chegar...

    Existe o cansaço.
    É preciso caminhar...

    Existe a derrota.
    Você nasceu para ganhar...

    Existe o desamor.
    É fundamental amar..."



    Bom descanso
    scheila

    ResponderEliminar